PROCESSO NA ITÁLIA

A maneira mais rápida de conseguir a cidadania italiana é solicitando na própria Itália. Ao invés dos anos de espera para o processo acontecer no Brasil aqui você tem sua cidadania reconhecida rapidamente.

O procedimento para obter o reconhecimento da cidadania italiana é citado na Circular do Ministério do Interior
n° K. 28. 1 de 8 de abril de 1991
, considerada plenamente válida depois da entrada em vigor da lei 91/1992.

É importante frisar que, neste caso, não é necessário que todos os descendentes ainda vivos, do requisitante ao reconhecimento da cidadania, já tenham obtido a cidadania italiana, uma vez que a cidadania italiana é concedida ao único solicitante (filho, neto, bisneto ou tataranetos ) o qual obteve a residência e que tenha apresentado toda a documentação prevista.

Com toda a documentação em mãos, devidamente traduzida e apostilada, o interessado iniciará a preparação da viagem à Itália e retorno ao Brasil.

Antes de viajar para a Itália toda a documentação será analisada diretamente pelo Comune evitando surpresas após a chegada.

A cidadania é solicitada diretamente no “Comune” e a condição é que você esteja morando na Itália. O requisito necessário para poder iniciar o procedimento é a obtenção da residência.

Será de nossa competência encontrar residência e moradia para o requerente que será recepcionado e acomodado em apartamento ou casa bem localizado/a.

Este é o passo mais importante no processo de reconhecimento da Cidadania Italiana. O “Vigile Urbano” (Guarda Municipal) será avisado pelo “Comune” e depois que ele confirmar que você (requerente) é residente, o “Comune” receberá os documentos traduzidos e apostilados e em seguida pedirá a “Non Rinuncia” ao Consulado de Residência no Brasil e aos demais que se fizerem necessários.

Chegando a “Non Rinuncia”, o “Comune” começará a transcrever a documentação.

A partir do momento que é feita a transcrição nos registros de estado civil, o requisitante é oficialmente cidadão italiano.

Terminando a transcrição após a conclusão do processo de reconhecimento da cidadania è possivel requerer a “Carta d’identita” e “Passaporte Italiano” ou enviaremos as certidões italianas por correio no endereço de residencia do requerente.

TEMPO A partir da documentação toda pronta (colhida, traduzida e apostilada) e levada para a Itália, o tempo médio para obtenção da cidadania é em torno de 3-6 meses, este tempo é variável e depende de cada caso.  Existem processos de cidadania realizados em 30 dias, em 4 meses e também processos excepcionais que duraram quase 1 ano.

Não podemos dizer o tempo exato da conclusão do processo, considerando que os Comunes dependem dos Consulados mandarem a “Non Rinuncia” para começar a transcrição dos documentos. Importante saber que tudo depende de uma série de fatores administrativos dentre os quais:
- Comunes mais burocráticos, mais rápidos. Alguns comunes que até pouco tempo eram ótimos para trabalhar se tornaram mais burocráticos por consequência da grande quantidade de pessoas que estão realizando processos.
- A resposta Consular as solicitações administrativas feitas pelo Comune “Non Rinuncia” , depende de cada consulado. O Comune recebe a resposta via email PEC ( Correio Eletrônico Certificado) e o prazo legal é de até 90 dias.
- Visita do “Vigile Urbano” para comprovação de residência e seu posterior registro pelo comune.